Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1





Partilhe esta Página


10 perigos escondidos na Casa de Banho
10 perigos escondidos na Casa de Banho

 

Mude os hábitos que favorecem a proliferação de microorganismos causadores de doenças.

A casa de Banho encerra uma insolúvel contradição: apesar de ser o lugar que procura para realizar os seus hábitos de higiene, sem dúvida ele reúne as condições mais propícias à contaminação. Por um lado, isso deve-se às próprias características do ambiente. Mas a falta de atenção com a limpeza e com a manutenção, além de hábitos pouco cuidadosos, também contribuem para que os microorganismos façam a festa , afirma o biomédico Roberto Figueiredo, ele identifica os maiores perigos escondidos nesta parte da casa e dá conselhos, certeiros e baratos, para que você deixe a casa de banho um pouco menos hospitaleira para fungos, bactérias e outros agentes causadores de doenças.

1. Usar toalha de tecido no lavabo

Sem dúvida, quando falamos de higiene, uma toalha de papel, virgem (não reciclado), representa o melhor. No entanto, é complicado colocar numa casa de banho um toalheiro de papel sem dar a impressão de estar num centro comercial ou indústria. Por isso, não nos conseguimos livrar de uma toalha de tecido. Troque diariamente ou sempre que estiver muito molhada. Eduque as pessoas para não enxugar o rosto nestas toalhas, lugar para lavar o rosto é no chuveiro e usando a toalha de banho.

2. Partilhar um sabonete em barra

Geralmente, os sabonetes não apresentam acção desinfectante, bactericida (a não ser os produzidos com esta finalidade). Eles servem para limpar, e não para matar germes. Percebendo que há algum resíduo preso ao sabonete, lave-o.

3. Abrir a porta , fazer a descarga e depois lavar as mãos

É claro que a maçaneta da porta, sendo tocada por uma mão contaminada, vai-se carregar de bactérias. No entanto, mantendo a maçaneta sempre limpa, sem gordura ou outras impurezas, os microorganismos tendem a morrer, pois não resistem à falta de água. Mesmo assim, procure lavar as mãos após fazer a descarga ou tocar em outros objectos da casa de banho.

4. Deixar o cesto de roupa suja na casa de banho

Estando bem fechado, não representa grande problema. Mas, no caso das roupas íntimas, é sempre bom adicionar à água de lavagem uma colher de desinfectante à base de quaternário de amónio, facilmente comprado em supermercados. Isso diminui os riscos contaminação.

5. Manter a escova de dentes no móvel da bacia

Pode ser mantida, desde que você nunca faça a descarga com a tampa da sanita aberta e pulverize sempre a escova com uma solução de gluconato de clorexidina a 0,12%, encontrada facilmente nas farmácias e drogarias. Enxague antes de usar.

6. Deixar sujidade ou bolor acumulado na cabine do chuveiro e nos armários

Aquele bolor é constituído por microorganismos que, na maior parte das vezes, não causam doenças. No entanto, podem levar a uma alteração da flora normal da boca quando em contacto com escovas de dente, levando a processos de gengivite e cárie, por exemplo.

7. Fazer a descarga do autoclismo com a tampa da sanita levantada

Fazendo a descarga com a tampa levantada, você catapulta os germes para o ar. Eles chegam a atingir até 6 metros de altura e, como o pé direito da sua casa de banho não tem essa altura, os microorganismo ficam espalhados pelo ar durante duas horas, contaminando escovas de dentes e outros materiais colocados sobre as bancadas e outros sanitários.

8. Tomar banho com os pés descalços

Na casa de banho da sua casa, não há grande problema, afinal é você quem controla a limpeza e higiene com lexívia. No entanto, em clubes e noutros locais, é sempre bom usar uns chinelos nos pés, principalmente sobre estrados de plástico (altamente contaminados).

9. Manter um tapete de borracha comum na casa de banho

Tudo o que colocar irá servir para mais uma base para o crescimento de microorganismos. Sendo possível, elimine. Mas existem locais em que o piso muito liso pode levar a acidentes, principalmente de pessoas mais idosas. Nesses casos, não é possível eliminar, então lembre-se de desinfectar com lexívia.

10. Deixar as janelas da casa de banho sempre fechadas

O vapor acumulado dos chuveiros eleva a humidade das paredes, favorecendo o bolor. A aplicação, a cada 15 dias, de uma solução de 50% de lexívia em água eliminará a presença destes bolores desagradáveis. Mas é sempre bom ventilar.